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Tempo de leitura: 6 minutos

Uma plataforma, milhares de oportunidades.

O Facebook é uma rede social  com ferramentas extensas que alcança milhares de pessoas diariamente. Com essa gama enorme de usuários navegando entre fotos de família, vídeos engraçados e a troca rápida de informações, a maioria das empresas focadas em vendas, comunicação e prestação de serviços, aproveitam a quantidade de usuários nessa rede social e criam anúncios, alcançando  altos números de clientes em potenciais para mostrar o próprio peixe e consequentemente conseguir vende-lo, graças as ferramentas de segmentação que o facebook oferece.

É como anunciar em uma revista. Sabendo que essa revista vende 10 milhões de cópias mensais, e você vai aparecer por um preço MUITO MENOR do que comprar um lugar na primeira página. No momento, nenhuma rede social ou revista de porte mundial possui a quantidade de usuários e leitores com a mesma proporção do Facebook. Muito menos funções que permite saber o retorno que você teve com esses anúncios.

Ainda na analogia das revistas, vamos imaginar que você pode decidir quem compra essa revista, se essa pessoa se encaixa em um perfil de comprador da sua empresa, a idade, a cidade, o horário que ela vai encontrar seus anúncios, se ela terá acesso a ele usando um dispositivo android, iphone ou computador, e segmentar os costumes dela, quando ela começa sua leitura; se ela gosta de fazer compras online, possui bens de luxo, curte páginas relacionadas aos seus concorrentes ou se ela, recentemente, teve um interesse que envolve o que sua empresa oferece. Isso tudo é impossível em uma revista, mas são opções básicas dentro do Facebook Ads.

Social media é sobre pessoas. Não sobre sua empresa.

Matt Goulart

É assim que, de forma básica, funciona um anúncio feito corretamente no Facebook. Ele pode ser feito com diversos objetivos; para sua empresa alcançar o maior número de pessoas específicas, gerar tráfego para o site da sua empresa através de clicks, para que assistam completamente um vídeo, mostrar um leque de produtos através de um carrossel, gerar cadastros em um formulário ou, o mais importante, para os quem possuem comércios eletrônicos, gerar vendas.

Isso tudo é possível, pois cada perfil criado dentro do Facebook começa, em primeiro lugar, preenchendo uma série de informações importantes que servem de segmentação para a plataforma, como: Seu nome, e-mail, telefone, cidade, histórico escolar, profissão, histórico de profissão, locais onde estudou, interesses em filmes, séries, esportes e jogos. A partir daí, outras informações começam a ser capturadas com o tempo, como as páginas que você deu like, os conteúdos que você pesquisou, as categorias de conteúdos que você mais consome: se é vídeos de comida, ou se você tem visto conteúdos relacionados à gravidez, as pessoas com quem você interage, se elas possuem interesses em comum com você, etc. 

Após esses processos iniciais, e dos que são feitos durante todo o tempo, desde o cadastro na plataforma. Caso tenha uma conta no Instagram, provavelmente você vai vincular seu perfil do Facebook com o perfil do Instagram, e essas informações se fundem. Tudo isso vira um perfil de consumidor dentro do Facebook e as empresas pagam para que você receba anúncios dela, a partir das ações que você tomou, do conteúdo que você consome e do local onde você se encaixa.

Para entender melhor isso você pode se perguntar: O que eu tenho visto ultimamente nas redes sociais? Cliquei em algum anúncio de compra? Estou tentando aprender marketing e procurando esse conteúdo? Estou interagindo com páginas relacionadas a qual assunto? A resposta vem a cada 3 publicações no seu feed de notícias: um anúncio. Esses anúncios aparecem como “Patrocinado” no subtítulo e fazem parte de todo o ecossistema de marketing do Facebook e Instagram. 

Você, assim como todos os Mestres-Cucas do Forno e qualquer usuário do Facebook com um perfil pessoal, é um usuário qualificado para alguma empresa, e a cada 3 publicações vai receber um anúncio com algo que possa ser do seu interesse. Se você já comprou roupas, eletrônicos, eletrodomésticos, descobriu promoções de comidas ou de lojas perto do local onde mora, se cadastrou em formulários para receber aulas gratuitas, e-books ou ganhar cursos, você já deve entender o poder dos anúncios realizados dentro do Facebook.

Depois que as empresas finalizam suas campanhas de anúncio, o Facebook ainda possibilita uma análise completa dos resultados através do Facebook Pixel e da análise dos anúncios, algo impossível de realizar utilizando marketing físico, como os panfletos, por exemplo. 

O pixel do Facebook é um código implementado nos sites que rastreia os eventos e ações de quem clicou no anúncio, como visualização de conteúdo, downloads, cadastros, adesão ao carrinho, compras, etc. No Forno, por exemplo, no fim das campanhas mensais nossos Mestres-Cucas criam um relatório completo em PDF detalhando quantas pessoas visualizaram seu anúncio, quantos clicks ele teve, quanto você pagou por cada click, as ações que esses clicks levaram (cadastros, compras, etc) e outras informações relevantes para que seja possível afunilar a estratégia e gerar resultados ainda melhores. Tudo isso torna o fruto do nosso trabalho e do seu investimento em algo palpável. 

Mesmo com todas essas qualidades e parecer algo simples, anunciar no Facebook pode entregar resultados baixos para algumas empresas, já que todo anúncio depende de um objetivo e cada objetivo tem um público. Para ter o melhor resultado possível em cima desse público é preciso entender o que funciona e o que não funciona para você, e descobrir onde está esse público e como ele consome conteúdos online. 

Às vezes, é muito melhor usar o investimento em anúncios no Google AdWords, por exemplo, do que anunciar para usuários do Facebook. Afinal, cada caso é um caso! Por isso criamos métodos inteligentes para descobrir o que funciona e o que não funciona para você! 

Os Mestres-Cucas do Forno são profissionais especialistas em gerar tráfego e conversão utilizando anúncios no Facebook! Oferecemos uma consultoria gratuita para entender melhor o seu negócio, e te explicar como você pode aumentar seu número de vendas com novas estratégias!

Vamos bater um papo sobre como podemos implementar isso na sua empresa?

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Luiz Paulo de Castro Oliveira

Luiz Paulo de Castro Oliveira

Gestor de marketing com experiência em web design, branding, design gráfico, estratégia de anúncios, inbound marketing, copywriting e consultoria em implementação de projetos.