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Tempo de leitura: 10 minutos

Já colocou a sua campanha de Natal no ar?

Será que ela tem os requisitos necessários para ter os resultados que você deseja para a sua loja?

Faltando poucos dias para o Natal, muitas lojas já começaram a corrida para aumentar as suas vendas através de campanhas online.

Portanto, se você ainda não começou a sua, ou pulou alguma etapa importante, é preciso rever essa estratégia, caso queira lucrar mais neste período.

Preparamos um guia de sucesso para a campanha de Natal da sua loja física, ou online! Confira no texto abaixo!

Em primeiro lugar, saiba que para uma campanha de Natal te trazer bons resultados, não basta fazer uma identidade natalina nos seus posts, e esperar que as pessoas procurem pelos seus produtos.
Para ter bons resultados, é preciso fazer um investimento em divulgação!

Quais as vantagens em fazer uma campanha de Natal?

Os lojistas sabem que o Natal é um dos períodos mais atraentes para o consumidor, assim como as lojas físicas e as virtuais. Embora o espírito de Natal seja mais que comprar presentes, as pessoas gostam demonstrar seu amor e dar lembranças para os entes queridos.

Se você tem dúvidas se vale a pena fazer um evento de Natal, lembre-se que esta é uma ótima oportunidade de conhecer o seu produto para pessoas que nunca compraram um produto de você. Aproveite para comprovar que sua loja oferece serviços de qualidade e transporte.

Ações De Marketing Digital para implementar as Campanhas De Natal

Uma boa campanha de Natal vai muito além de apenas baixar os preços dos produtos, e colocar decorações e posts natalinos.
Para que a ação seja assertiva, é preciso criar uma estratégia para atrair os clientes e mostrar que você é a melhor opção de compra.

Veja 6 ideias para fazer uma boa campanha marketing nessa época:

1. Landing Page para Captar Contatos

A página de captura nada mais é do que uma única página criada para algum propósito específico. Aproveite o Natal e crie uma página para coletar os dados de contato do público-alvo, como e-mail ou telefone.

Em troca, ofereça benefícios aos usuários, como pré-lançamentos, cupons de desconto de comércio eletrônico ou remessa gratuita.

2. Disparos de e-mail marketing

O email marketing é um ótimo canal de comunicação entre marcas e clientes, pois reúne as conexões de pessoas interessadas em seus produtos de e-commerce. Utilize o evento de Natal para transmitir a este grupo de pessoas as vantagens que a sua loja virtual oferece.

3. Página de oferta

Outra opção interessante para promover um evento de Natal é criar uma página ou seção específica com ofertas para a ocasião. Portanto, você não deve confundir produtos de eventos de Natal com produtos que você vende com frequência em lojas online.

4. Sugestões de presentes

A criação de conteúdo de Natal para blogs e mídias sociais pode ser adequada para atrair pessoas que estão hesitantes em apresentar os presentes desta temporada. Se você fizer isso, incluindo produtos de diferentes valores, mostra que seu e-commerce oferece alternativas para muitos tipos de orçamentos.

5. Investimento em mídia paga

Um bom evento de Natal requer mídia paga. Esta é a estratégia mais segura para mostrar o seu e-commerce a quem procura presentes de Natal. Antes de investir em mídia paga, dedique-se a pesquisar as principais palavras-chave utilizadas nos buscadores.

6. Ações nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para a divulgação das atividades de e-commerce natalino. Planeje publicar publicações apresentando os produtos e condições que você está oferecendo no momento. Para fazer isso, ajuste a linguagem verbal e visual de sua comunicação.

Como Criar uma Campanha de Natal?

 

  • Aproveite a Base de Clientes Gerada na Black Friday

Se você fez uma campanha de Black Friday, aproveite todos os dados para usar na sua campanha de Natal.

  • Conecte-se com os novos visitantes

Use anúncios no Google e nas redes sociais para divulgar suas promoções, e mostre todas as vantagens de comprar na sua loja.

  • Crie Senso de Urgência

Tenha em mente que todo tipo de comércio fará campanhas de Natal. Dessa forma, o ideal é induzir o seu cliente a comprar de você logo que entrar na sua loja, com uma oferta impossível de recusar. Afinal, o risco de ele não voltar é muito grande. Crie um senso de urgência e prove que ele está diante de uma oportunidade imperdível.

Dicas para montar a sua campanha 

Texto

Uma boa campanha de Natal deve considerar todos os pontos, pois não são apenas os preços baixos que atraem os clientes. Na verdade, se não houver uma comunicação eficaz, ela não atrai a atenção dos consumidores. O texto do anúncio da loja de Natal é essencial para transmitir as vantagens proporcionadas pelo e-commerce.

Só porque há tantos tópicos a serem planejados, os gerentes de lojas online precisam pensar em tudo com alguns meses de antecedência. Afinal, para vender bem, não basta fazer bem: deve ser melhor e mais atraente que todos os concorrentes.

O texto do evento de Natal também deve ser claro e conciso. Afinal, se as pessoas dificilmente lêem slogans, não vão perder muito tempo lendo textos mais longos, vão? A menos que tenha um conteúdo muito relevante e bem escrito. Dê uma olhada no que um bom artigo deve ter:

  • Palavras simples;
  • Frases curtas e diretas;
  • Comunicar as vantagens da campanha;
  • Passar sendo de urgência;
  • Fazer um convite.

Imagem e Conteúdos 

Nem só de anúncios do Google, do Instagram e do Facebook se faz uma campanha de marketing. Use as redes sociais e suas listas de e-mail para anunciar. Use a mídia social e sua lista de e-mail para anunciar. Contagie seus clientes com o espírito de Natal e mostre por que eles precisam fornecer seus produtos às pessoas.

Conforme o nicho, mostre que você também tem um presente de um amigo secreto, pois ninguém pode passar o Natal sem ser convidado por um amigo secreto.

Deixe que as pessoas se lembrem da sua loja, vejam o anúncio e decidam entrar na sua loja. Mas, para isso, é preciso criar impacto positivo sobre seus clientes!

Utilize estratégias de forma consistente, permitindo que todas as artes conversem entre si. Faça uma comunicação abrangente e mude as imagens e frases de cada material. Além disso, encontre maneiras de mostrar ao seu cliente, o que o melhor para ele é comprar na sua loja.

Aproveite os diferentes formatos e canais de comunicação:

  • Faça posts no blog da sua loja;
  • Crie vídeos demonstrativos dos produtos;
  • Publique fotos com produtos de diferentes preços;
  • Pense em parcerias com influenciadores digitais.

Anúncio

Um dos pontos mais importantes da sua campanha de Natal é os anúncios!
É através deles que a sua loja receberá o maior fluxo de clientes. Por isso, dedique-se a saber em qual canal os anúncios darão mais resultado. Buscadores? Redes sociais? Tendo essas respostas, invista mais energia e mais verba neste canal.

Mas, sempre tenha em mente que é preciso muito mais do que volume de visitantes para conseguir vender. É necessário visitantes qualificados, de pessoas que estejam buscando exatamente o que você pode oferecer. São esses usuários que poderão se tornar seus clientes, voltando muitas e muitas vezes à sua loja.

Se você tem campanhas ativas, ótimo, mas agora precisa criar campanhas específicas para o Natal, com outra linguagem e outra abordagem. Para isso, decida sobre esses pontos:

  • Quanto dinheiro vai investir;
  • Onde vai anunciar;
  • Qual o prazo das campanhas;
  • Qual a arte e a linguagem de cada anúncio?

E aí, você seguiu todos esses passos para a sua campanha de Natal? Não?

Precisa de ajuda para aumentar as suas vendas nos últimos dias do ano?

Os Mestre-Cucas do Forno são especialistas em desenvolver estratégias e campanhas de sucesso para gerenciar suas redes sociais e contas de anúncio

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Isabela Menezes

Isabela Menezes

Jornalista, Redatora, Especialista em produção de conteúdo para redes socias, posicionamento de marca, e planejamento estratégico.