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Tempo de leitura: 8 minutos

Colocou a Black Friday no seu calendário de vendas esse ano?

Então é preciso correr, pois dia 26 está logo aí! 

Com a data cada vez mais próxima, é comum que diversos comerciantes de todos os tamanhos façam uma série de perguntas: Minha loja está pronta para a Black Friday? Como preparar contas e oferecer descontos relevantes ao mesmo tempo? Onde posso vender meus produtos na Black Friday?

Por isso, os mestres-cucas da Forno preparou esse artigo com algumas dicas do que você deve fazer antes da Black Friday para atender às suas expectativas de vendas, e superar os resultados dos anos anteriores. 

Confira nossas dicas no texto abaixo! 

1: Estude seu estoque, e veja se pode atender uma grande demanda de vendas, e prepare sua equipe!

Se o seu segmento e serviços, analise se a sua equipe consegue atender mais solicitações em menor tempo, e com qualidade. 

Se não, considere aumentar o estoque, ou contratar trabalhadores temporários.

2: Planeje suas ações de divulgações

Tenha em mente que se as pessoas não sabem das suas promoções,  é inútil se preparar para as vendas na Black Friday. Por isso, realize campanhas de marketing digital visando preparar seus clientes e atrair novos públicos.

Uma dica muito importante: é mais fácil e barato vender para quem já é seu cliente. Portanto, verifique a base de contatos do seu cliente e faça um calendário com as atividades de remarketing. E-mails e mensagens do WhatsApp irão acionar a Black Friday para sua loja.

Personalize seu site e redes sociais. Eles precisam ser temáticos (de preferência elementos pretos) para destacar as promoções e produtos com maior produção.

3: Faça uma estratégia de precificação, e ofereça descontos e vantagens reais! Do contrário, não faça!

Siga uma estratégia de preços honesta. Os seus clientes habituais sabem mais ou menos o custo do seu produto, e tentar ganhar vantagem dando descontos de mentira, pode levar à destruição da confiança e ao fim do ciclo de consumidores já fiéis.

Além disso, os compradores geralmente estão mais maduros. Para evitar falsas promoções, já se estabeleceu a prática de realizar pesquisas em sites de comparação de preços e fazer pesquisas de sua loja nos comentários feitos por outros usuários em redes sociais e sites como o Reclame Aqui. 

Em outras palavras, isso pode prejudicar sua reputação! 

Converse com seus fornecedores e negocie melhores condições para comprar os itens mais vendidos na loja a granel por um preço de custo mais baixo, aumentando assim seu estoque e gerando mais lucros. 

4: Defina os canais de compras, e use as redes sociais a seu favor!

Muitas pessoas ainda são bastante receosas em colocar dados bancários ou do cartão de crédito na Internet, ou simplesmente precisam de um prazo de pagamento especial. Portanto, lembre-se de que quanto mais métodos de pagamento houver em sua loja, mais pedidos serão fechados.

Vá além do Pix, e também ofereça opções como transferência bancária e pagamento com vários cartões.

5: Facilite o pagamento!

Além de rever portfólio de produtos e serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação. Aproveite o momento para ousar, e fique de olho no comportamento do seu público. Certas mudanças de comportamento e consumo devem persistir além da crise, e muitos setores ressurgirão para novas realidades. 

É cedo para dizer quais novos hábitos permanecerão no longo prazo, mas uma coisa é certa: o consumo online veio para ficar, mas isso exigirá de cada negócio uma estratégia local distinta e focada no perfil do seu público.

5 tendências que vão impulsionar suas vendas na Black Friday!

1 - Cashback

Esse pode ser um ótimo gatilho para as tomadas de decisões nas compras da Black Friday esse ano. 

Cashback em português significa “dinheiro de volta”, ou seja, o seu cliente faz a compra de um produto e recebe parte do valor para gastar na mesma loja ou em parceiros.

Utilizar o cashback para novas compras no mesmo e-commerce, é uma ótima forma de atrair novos compradores e fidelizá-los, já que eles retornam à loja para fazer novos pedidos com esse bônus acumulado. 

2 - Frete grátis, ou frete fixo

Essa é uma estratégia fundamental para quem tem e-commerce ou trabalha com delivery! 

E não, não pense que isso é uma estratégia exclusiva das grandes empresas. 

Uma forma inteligente de oferecer frete grátis ou fixo com um valor bem baixo, é fazendo promoções de acordo com o valor do ticket médio da sua loja, ou seja, quanto seus clientes costumam gastar no seu negócio.

Supondo que o ticket médio da sua loja é de R$ 200, é possível oferecer frete grátis em carrinhos com valor mínimo de R$ 350, por exemplo. 

3 - Pix

Lançado há um ano, o pix é uma revolução entre os métodos de pagamentos bancários, disponível 24h por dia, inclusive aos fins de semanas e feriados. 

Além de ser mais acessível, já que muitas pessoas não utilizam cartão de crédito por motivos diversos, no Pix, a compensação é feita direto na conta bancária e você poderá vender para novos públicos, o Pix é isento de taxas para pessoa física, o que ajuda muito para quem vende seus produtos diretamente nas redes sociais de maneira informal. 

Tem um ecommerce, e ainda não adicionou o Pix como forma de pagamento? Tá esperando o que? 

Ele vai ajudar o abandono de carrinhos na sua loja, já que o pagamento é instantâneo, e agilizará o processo de entrega do produto, deixando seu cliente ainda mais satisfeito. 

4- Pagamentos através do WhatsApp

Se você trabalha de forma informal, essa é uma ótima forma de receber pelas suas vendas de forma rápida e prática. 

Mas atenção! O recurso só pode ser utilizado para transações de pessoa física para pessoa física, e tem um limite de 20 transações diárias, e até 5 mil reais mensais. 

5 - Cupom de desconto

Todo mundo ama um cupom! 

Mas utilize essa estratégia com cautela! Já que oferecer um cupom de desconto para toda a loja pode te trazer prejuízos.

Uma boa forma de utilizar os cupons é aplicando desconto apenas em categorias de produtos com valor acima do seu ticket médio.

Essas dicas foram úteis para você? 

Quer ajuda para traçar a sua estratégia de vendas e comunicação da Black Friday para a sua empresa? 

Vamos bater um papo sobre como podemos implementar isso na sua empresa?

Os Mestre-Cucas do Forno são especialistas em desenvolver estratégias e campanhas de sucesso para gerenciar suas redes sociais e contas de anúncio

A Forno tem o caminho ideal para você! 

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Isabela Menezes

Isabela Menezes

Jornalista, Redatora, Especialista em produção de conteúdo para redes socias, posicionamento de marca, e planejamento estratégico.