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Tempo de leitura: 7 minutos

Cuide da sua empresa como cuida de si mesmo.

Com a todas as dificuldades da vida de um pequeno empreendedor, muitas vezes não sobra tempo e dinheiro para investir em marketing. 

O que é um grande problema, afinal, promover o seu negócio é essencial para o crescimento da sua empresa. Principalmente nesse momento de pandemia, onde a necessidade de estar atividade no digital triplicou. 

Pensando nisso, a Forno reuniu 9 dicas para você implementar no seu negócio, sem precisar afetar de forma exorbitante o seu orçamento.

Confira as 9 formas que a nossa equipe de mestre-cucas separou para você fazer a sua empresa garantir mais visibilidade no mercado

1. Invista no marketing de conteúdo

As pessoas não entram na internet para ver ofertas e promoções. O Instagram e o Facebook não é um catálogo da Hermes, ou da Avon.

Por isso, faça as pessoas se interessaram pelos seus produtos e serviços com a ajuda de conteúdos informativos, ou que mantenham o seu público entretido.

Criar um bom conteúdo no site, incluindo uma página Sobre nós, produtos e serviços e alimente com postagens no blog, e use palavras chaves relevantes, dessa forma será mais fácil te encontrar em uma pesquisa feita no Google.

Indicamos que os materiais criados para repassar aos seus clientes ensinem, instiguem e faça com que eles interajam com suas publicações, gerando conteúdo de valor para essas pessoas.

2. Não deixe de utilizar o Google Meu Negócio

Essa é uma ferramenta essencial para quem tem um negócio local. O Google Meu Negócio é uma das estratégias de marketing gratuito mais eficazes disponíveis atualmente.

Além de permitir que a sua empresa seja exibida no Google Maps, você pode controlar algumas informações essenciais para o seu cliente, e adicionar fotos do local e de produtos.

Você pode se cadastrar para o Google Meu Negócio clicando aqui

3. Faça um marketing visual atrativo

A questão visual na internet é algo de extrema importância. Por isso, invista em uma estética agradável, e que tenha a ver com o seu negócio e o seu público. Aproveitar o poder das redes sociais que tem esse forte apelo estético para se destacar. Como exemplo o Pinterest e Instagram.

Não importa qual o seu tipo de negócio, o marketing visual é uma ideia gratuita de marketing criativo trazer mais conexão com o seu público-alvo e ajudá-lo a alcançar rapidamente seus objetivos de marketing.

Para isso, indicamos que você estude sobre branding e representação de marcas no meio digital, isso vai te ajudar a ter uma ideia mais ampla para aplicar na sua empresa.

4. Vídeos

A internet está cada vez mais dinâmica, e como consequência, os seus conteúdos também precisam desse dinamismo. Os vídeos são uma tática popular de marketing gratuito para pequenas empresas.

Ao contrário do que muita gente acredita, não é preciso muito dinheiro ou uma grande produção para fazer um vídeo que engaje e traga resultados positivos para a sua empresa.

Por isso, prepare um roteiro a seguir, e use todo o seu o carisma e versatilidade nas gravações.

Se possível distribua o vídeo em todos os canais possíveis, incluindo mídias sociais e o seu site.

Você pode utilizar aplicativos de celular e redes sociais de vídeo para criar conteúdos rápidos e criativos, como o TikTok por exemplo.

5. Tenha uma Newsletter

O e-mail marketing é uma fonte excelente de conversão. Faça newsletters com conteúdo informativos, personalizado e de forma direcionada.

O importante é atrair o seu destinatário logo no título, pois assim, a probabilidade de ele abrir ou ler qualquer conteúdo do e-mail é muito maior.

Ter uma Newsletter pode demandar de conhecimentos específicos, você pode estruturar mais esse segmento de marketing aprendendo sobre mailchimp, leads e listas de e-mails personalizadas.

6. Engaje com o seu publico nas redes sociais

Sempre trate qualquer texto que você publicar nas redes sociais como uma conversa direta com o seu público.  Faça perguntas, pedidos, monte desafios. Induza ele a manter esse diálogo com você. Dessa forma, além de aumentar o engajamento das suas redes sociais, a chance de obter uma boa prova social com essas ações são grandes.

A forma mais rápida é criar perguntas e pedir que respondam se estão fazendo as ações que sua empresa está indicando, como a forma de utilização de um produto por exemplo.

7. Alimente seu blog com frequência

Uma tática para aumentar o tráfego para o seu site, aumentar o envolvimento dos usuários e melhorar a visibilidade online e o SEO é mantendo seu blog sempre atualizado.

Os blogs são além de ajudar a promover uma pequena empresa online, também é uma ótima forma de contar histórias sobre a sua empresa e educar o seu cliente.

Para criar blogs de qualidade, estude sobre CopyWriting e como esse tipo de escrita pode te ajudar a desenvolver a sua marca.

8. Fique ao vivo

As lives são uma ótima tática para promover seus negócios. Afinal ela pode servir como um fórum de dúvidas, como uma apresentação de um produto, fornecendo informações úteis a potenciais clientes interessados.

Mas lembre se criar uma expectativa sobre esse evento. Anuncie nas redes sociais com antecedência, crie um evento no Facebook, faça uma contagem regressiva no Instagram, e lembre-se de falar sobre ela diariamente nos stories.

Par a Live, foque em ter qualidade mínima para que as pessoas te escutem bem; um bom microfone/celular disponível e um ambiente com iluminação adequada.

9. Faça parceria com pessoas que sejam autoridade no seu nicho

Se a sua empresa é da área da beleza ou de moda, procure influenciadores ou profissionais dessa área para fazer uma parceria.

O trabalho com blogueiras e influenciadores tem gerado mais resultados que anúncios em mídias tradicionais, ou artistas de televisão.

O marketing de conteúdo e o blog de pequenas empresas são duas ferramentas poderosas para o sucesso do marketing – junte-as e terá as ferramentas de marketing gratuitas perfeitas para uma pequena empresa.

Ter um bom relacionamento com blogueiros e influenciadores, e incentivá-los a experimentar os produtos ou serviços e publicar em seus canais sociais é algo vantajoso para ambos os lados.

E aí, conseguiu clarear a sua mente para esse gama de oportunidades que o marketing de conteúdo pode proporcionar para a sua empresa?

Agora é mãos na massa!

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Isabela Menezes

Isabela Menezes

Jornalista, Redatora, Especialista em produção de conteúdo para redes socias, posicionamento de marca, e planejamento estratégico.